Home
PRIMEIRA FOGUEIRA DE SÃO JOÃO EM SANTO EXPEDITO PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Mario Gonzalez   

A fogueira de São João no interior do estado continua a ser um dos grandes símbolos festívos do mês de junho, e Santo Expedito-SP, realizou a sua primeira festa de São João Batista.

A participação da comunidade e com o incentivo do Pe. Umberto, pároco da cidade, ouve grande arrecadação de mantimentos e material para a elaboração de doces, bolos de fubá, batata doce, paçoca, amendoím, leite, chocolate e o tradicional quentão, gravetos e toras de madeira em grande quantidade foram empilhados ao lado da Igreja Matriz, a preparação durante o dia 23 foi movimentada, para que a população e visitantes participassem desta linda festa. Às 19:30 h. Pe. Umberto realiza o terço tradicional com a benção final de santo expedito, assim fica oficializada a primeira fogueira de São João de Santo Expedito, Já com a fogueira acessa todos se deliciaram com grande fartura de iguarias, beberam quentão e muito leite com chocolate para esquentar a noite fria, as músicas tradicionáis das festas juninas fizeram que os presentes começassem uma linda quadrilha de dança, que alegrou a todos, e deixou um gostinho de quero mais. Segundo a crença católica,Isabel (Mãe de João Batista) teria combinado com sua prima Maria (Mãe de Jesus) que a primeira delas que desse a luz iria acender uma fogueira na porta de casa para avisar a outra. Vêm daí o costume de acender fogueiras na noite de São João, padroeiro de algumas comunidades de acordo com o catolicisno foi um pregador Judeu, do início do século I, citado por inúmeros historiadores como grande profeta da época de Jesus Cristo. Ele era um homem consagrado que pregava a purificação pelo batismo.
{gallery}junina2009{/gallery}
Fotos: Mario Gonzalez.

 
Copyright © 2017 santoexpedito.com - O site do Santo Expedito!. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.
 

AGENDA

 NOVENA DAS ROSAS DE SANTA TEREZINHA

Todo mês, Pe. Umberto da Paróquia de Santo Expedito realiza a Novena das Rosas de Santa Terezinha, às 19:30 h., dando início no dia 9, com missa de encerramento no dia 17, e entrega das Rosas. Participe, mais informações pelo telefone.
(18) 3267-7188

 MOMENTO DO DEVOTO

De terça feira à domingo às 10:00 h. da manhã,  Pe. Umberto tem o momento com o devoto, com Bençãos individuais e de objetos religiosos para os Romeiros.

HORÁRIO DAS MISSAS PARÓQUIA DA CIDADE DE SANTO EXPEDITO

TERÇA A SEXTA-FEIRA
19:30 h.
SÁBADOS
20:00 h.
DOMINGOS 
10:00 h.
Mais informações pelo telefone (18) 3267-7188