Home Category Table De pedra em pedra tecendo o futuro
De pedra em pedra tecendo o futuro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Maristela Coimbra   

Algumas moradoras da cidade arregaçaram as mangas e foram em busca de um caminho alternativo para melhorar a renda familiar.{gallery}tecendo{/gallery}

Há mais ou menos 3 anos e meio, através de um contato com Dona Elvira Rosa da Silva, 53 anos, Dona Clarice moradora da cidade de Presidente Bernardes esteve em Santo Expedito ministrando um curso de pedrarias em roupas femininas para 40 mulheres.

"A oportunidade apareceu e nós a seguramos com unhas e dentes, formamos um grupo e fomos até a Prefeitura pedir o Centro Comunitário do nosso bairro para acolher a todas. Fomos incentivadas pela administração, que se mostrou satisfeita com nossa visão cooperativista" completou.

O curso teve duração de 3 dias e além de ensinar uma técnica de bordado, oportunizou também a formação de uma grupo para bordar peças que vão para uma empresa da Capital onde são vendidas.

O grupo foi formado por Dona Elvira, também a responsável pelo empreendimento nesse município e que entrega as peças, já com todo o material, às participantes dessa ação, para finalização do trabalho.

"Hoje somos oito mulheres e entregamos cerca de 70 peças por semana, o que nos rende R$ 300 aproximadamente/ mês. O ganho poderia ser maior, mas como somos donas de casa não podemos nos dedicar mais. Com o dinheiro podemos pagar contas de água, luz, telefone e ainda investimos em materiais para bordarmos peças particulares. Essa semana teve casamento na cidade e eu bordei várias peças" contou.

Quando alguém desiste do grupo ou aparece outra pessoa querendo fazer parte, Dona Elvira ensina o que sabe com muito carinho; do grupo atual 5 mulheres aprenderam com ela o que sabem, ela diz acreditar que o grupo poderá crescer cada vez mais e virar uma cooperativa. "Se existisse aqui no município alguma cooperativa de costura que se unisse a nós poderíamos vender as peças aqui mesmo e em outros lugares gerando mais renda e oportunidade aos expeditenses".

Cada peça leva cerca de 1 hora para ser bordada e os trabalhos são variados com diversos tipos de material. O grupo ganha por peça bordada, e o valor varia de acordo com o trabalho e o material usado. A cada semana Dona Clarice busca as peças finalizadas e traz novas para serem adornadas.

"Eu não penso em parar, pois esse trabalho tem me favorecido muito e vejo que às outras mulheres também, nossas vidas se transformaram. Moro aqui há 18 anos e tenho observado que o município vem mudando assim como o pensamento das pessoas, buscando o melhor da melhor maneira" finalizou.

Para garantir o que estava dizendo, Dona Elvira foi até a casa de uma vizinha que está no grupo desde o início para que ela contasse como o trabalho a ajudou.

"Além de ser uma terapia ajuda na parte econômica, aqui em casa só meu marido trabalha, vimos na oportunidade uma maneira de buscar outra opção além do corte da cana. Eu acredito que trabalhar coletivamente é mais lucrativo do que sozinha" disse Selma Ap. Martins Barbosa, 38 anos, expeditense.

 

 

 Quem quiser fazer parte do grupo ou apenas aprender a técnica pode procurar por Dona Elvira na Rua José Tintino de Oliveira, 40 no Conjunto Habitacional Hélio Ivan Cabral.

 
Copyright © 2018 santoexpedito.com - O site do Santo Expedito!. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.
 

AGENDA

 NOVENA DAS ROSAS DE SANTA TEREZINHA

Todo mês, Pe. Umberto da Paróquia de Santo Expedito realiza a Novena das Rosas de Santa Terezinha, às 19:30 h., dando início no dia 9, com missa de encerramento no dia 17, e entrega das Rosas. Participe, mais informações pelo telefone.
(18) 3267-7188

 MOMENTO DO DEVOTO

De terça feira à domingo às 10:00 h. da manhã,  Pe. Umberto tem o momento com o devoto, com Bençãos individuais e de objetos religiosos para os Romeiros.

HORÁRIO DAS MISSAS PARÓQUIA DA CIDADE DE SANTO EXPEDITO

TERÇA A SEXTA-FEIRA
19:30 h.
SÁBADOS
20:00 h.
DOMINGOS 
10:00 h.
Mais informações pelo telefone (18) 3267-7188