Home Category Table Alinhavando parcerias e sonhos
Alinhavando parcerias e sonhos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Thiago Gonzalez   

Berenice Novais tem 47, dos quais, 47 vividos aqui como costureira e empreendedora.{gallery}costura{/gallery}

Costureira há 10 anos, Berê como é conhecida, há 4 divide com outras quatro mulheres o lucro das costuras. Mais quatro famílias beneficiadas com o trabalho coletivo que envolve u m número cada vez maior de pessoas da cidade, ocupando muitas vezes os quintais das residências. "Pegamos as encomendas com sacos de cortes fechados, de uma fábrica em Flora Rica, cidade vizinha, e algumas da administração pública. Tiramos as despesas e dividimos o lucro em partes iguais".

A sensação que se tem ao entrar no prédio onde funciona a Oficina de Costura é a de estar vendo uma casinha de formiga por dentro, onde cada uma cumpre uma etapa da peça cortada com maestria para uma finalização pontual.

O número de máquinas e seus design são de impressionar, entre linhas e bobinas as peças vão ganhando forma e estilo. São entregues, por mês, aproximadamente 550 peças, que segundo Berê, é um número bem satisfatório.

Nas horas de folga, ainda arruma tempo para pegar costuras particulares que completam o orçamento. "Faço na minha hora de almoço, ou depois do expediente".

Aproveitando o crescimento do município nesses últimos anos devido ao Turismo Religioso, Berê pensa em confeccionar peças direcionadas e personalizadas aos fiéis, ela prefere não entrar em detalhes, mas conta que está pensando em tudo com muito carinho. "Eu ainda não fui diretamente beneficiada com esse crescimento, mas posso falar de exemplos próximos. Bem perto daqui uma pessoa abriu uma portinha há um tempo atrás, servindo bebidas e alguns salgados. Hoje ele abriu outro negócio, em ramo diferente, e já construiu sua residência em cima de seus empreendimentos. Qualquer pessoa pode apontar seu crescimento. Espero que logo, eu também possa usufruir diretamente das diversas possibilidades que o Turismo Religioso vem proporcionando a nossa cidade".

Quem quiser conhecer a Oficina de Costura da Berê, basta procurar pela Rua José Mineiro dos Santos, 176 no Bairro Virgínio Cabral da Silva Neto.

 
Copyright © 2018 santoexpedito.com - O site do Santo Expedito!. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.
 

AGENDA

 NOVENA DAS ROSAS DE SANTA TEREZINHA

Todo mês, Pe. Umberto da Paróquia de Santo Expedito realiza a Novena das Rosas de Santa Terezinha, às 19:30 h., dando início no dia 9, com missa de encerramento no dia 17, e entrega das Rosas. Participe, mais informações pelo telefone.
(18) 3267-7188

 MOMENTO DO DEVOTO

De terça feira à domingo às 10:00 h. da manhã,  Pe. Umberto tem o momento com o devoto, com Bençãos individuais e de objetos religiosos para os Romeiros.

HORÁRIO DAS MISSAS PARÓQUIA DA CIDADE DE SANTO EXPEDITO

TERÇA A SEXTA-FEIRA
19:30 h.
SÁBADOS
20:00 h.
DOMINGOS 
10:00 h.
Mais informações pelo telefone (18) 3267-7188