Home Category Table “FIDE ET LABORE DUCO”
“FIDE ET LABORE DUCO” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Thiago Gonzalez   

Dois ‘temperos’ capazes de mudar a rotina de qualquer pessoa, ambiente ou município. A Fé e o Trabalho impulsionam cada vez mais o desenvolvimento e o crescimento de Santo Expedito com um sabor único e bem particular.

Porém fortificados quando somados e respeitados. A Fé alimenta a alma dos expeditenses e seus visitantes em busca do conforto aos pés do Santo, ou ainda, gerando renda e alimentando famílias inteiras que sobrevivem do comércio formal ou informal. O Trabalho dignifica a todos, devolvendo aos arrimos de famílias oportunidades de sobrevivência sem o desespero da esmola.

Foram com esses dois temperos que Maria Nalva Gonçalves Xavier, 33 anos, estruturou sua vida, e hoje nos conta mais um ‘causo’ como quão é feliz em Santo Expedito.

Meus pais moram aqui há aproximadamente 40 anos. Nasci aqui, me criei e quero, com fé em DEUS, proporcionar o mesmo aos meus filhos.

Entrei no ramo do comércio através de um convite feito por meu namorado, hoje meu marido e pai dos meus filhos. Lá vão mais 14 anos...

Com dois anos de namoro, ele me convidou para ajudar no comércio, que até então era dirigido por seu pai, uns dos pioneiros comerciais no município. Atuava no caixa, atendimento, organização enquanto o Celso cuidava das compras e burocracias, mas tomei gosto logo de início e foi assim por um bom tempo.

Casamos, tivemos filhos, e passamos 4 anos construindo nossa casa. Com muito trabalho e fé a terminamos.

Quando parecia tudo bem, mais um convite, ou melhor, uma proposta do meu sogro mudou novamente nossas vidas.

Meu sogro ofereceu o comércio e sua casa em troca da nossa construção finalizada, confesso que fiquei surpresa, mas mais uma vez estava mexida por dentro. Pedimos um tempo pra pensarmos e apoiados na fé, aceitamos. Não satisfeita propus ao Celso mudança, falei que o mercado e a concorrência exigiam transformações pontuais e assim começamos.

À frente dos negócios, pois meu marido hoje é funcionário estadual, mas sempre juntos, começamos a reforma.

Ele fez o projeto e eu corri atrás de possibilidades para a execução, isso há 3 anos e meio. Ainda tem muito por fazer. Meu próximo passo será a confecção de um espaço onde fotos antigas comprovem minha estória. Quero ‘contar’ através de imagens para a população como era e como está meu comércio e minha cidade, além da construção de uma gruta aqui em frente que hospedará uma imagem de Santo Expedito em agradecimento por todas as Graças que tenho recebido.

Acredito que com Fé e Trabalho, e a continuidade do apoio que o poder público tem proporcionado aos comerciantes locais transformaremos muito mais. Hoje além de reformas em prédios particulares, há manutenção e reparos em prédios públicos, aqui em frente, por exemplo, o Centro Comunitário tem visibilidade, nós sabemos o que funciona ali.

Não vou dizer que foi fácil ou será, o que sei é que a Fé e o Trabalho mudaram a ‘cara’ e o coração de muita gente como nós, e tudo isso ajudou a dar uma visibilidade maior à cidade que vem sendo visitada a cada ano por milhares de fiéis.

“COM FÉ E TRABALHO VENCEMOS”.


Quem quiser conhecer a Nalva ou as dependências de seu comércio, basta ir até a Avenida Barão do Rio Branco, 320 - Centro. {gallery}mercearia_xavier{/gallery}

 
Copyright © 2018 santoexpedito.com - O site do Santo Expedito!. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.
 

AGENDA

 NOVENA DAS ROSAS DE SANTA TEREZINHA

Todo mês, Pe. Umberto da Paróquia de Santo Expedito realiza a Novena das Rosas de Santa Terezinha, às 19:30 h., dando início no dia 9, com missa de encerramento no dia 17, e entrega das Rosas. Participe, mais informações pelo telefone.
(18) 3267-7188

 MOMENTO DO DEVOTO

De terça feira à domingo às 10:00 h. da manhã,  Pe. Umberto tem o momento com o devoto, com Bençãos individuais e de objetos religiosos para os Romeiros.

HORÁRIO DAS MISSAS PARÓQUIA DA CIDADE DE SANTO EXPEDITO

TERÇA A SEXTA-FEIRA
19:30 h.
SÁBADOS
20:00 h.
DOMINGOS 
10:00 h.
Mais informações pelo telefone (18) 3267-7188